Alguns produtos – principalmente roupas e acessórios – costumam ter variações com as quais você precisa lidar, sejam elas de cor, tamanho, material etc. Na hora de cadastrar esses produtos, é possível inserir as variações dentro de um mesmo produto, poupando tempo e esforço que seriam necessários caso você precisasse fazer um novo cadastro de produto para cada uma dessas variações.

A criação e gerenciamento de variações num produto parecem um pouco complicados, mas seguem uma dinâmica bem simples que vamos abordar aqui passo a passo. Para começar, você precisa adicionar uma variação padrão. Depois, adiciona novos valores para essa variação e, assim, gerencia tudo. Para acompanhar, imagine que você tem um mesmo modelo de caneca para vender, mas algumas delas são de cerâmica e outras, de vidro. Temos, portanto, um mesmo modelo com variações de material.

Após cadastrar a caneca, você clica em novo tipo de variação para adicionar o nome da opção (Material) e coloca um dos valores dessa opção (cerâmica), que passa a ser o padrão (por enquanto).

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Na sua lista de variações, aparece a primeira delas (material – cerâmica). Aí, você clica em + adicionar variação para colocar a segunda variação de material, vidro, editando o campo “Material”. Lembre-se de que, como essa é uma variação diferente, o código do produto precisa ser outro (indicando que esse produto é feito de outro material).

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Além de colocar a variação de material (ou a que você tiver escolhido para o seu produto), é nesse momento que você deve selecionar se o seu produto será enviado pelos Correios ou não. Se você selecionar que sim, enviará por Sedex ou PAC. Se selecionar que não, enviará por e-mail, ou entregará pessoalmente, por exemplo. Fazendo essa marcação, você vai conseguir controlar todos os produtos que serão enviados (independentemente do meio) lá na página de pedidos, que fica no painel de controle da sua loja.

Pronto! Agora, na sua lista de variações, aparecem as canecas de cerâmica e de vidro separadamente e, aí, você pode editar o preço de cada uma ou configurar a quantidade em estoque bem mais facilmente, editando cada variação separadamente ao clicar no botão azul.

Poderíamos parar por aqui, mas vamos além, já que algum produtos costumam ter mais de uma variação (por exemplo, camisetas que são produzidas em corestamanhos diferentes). Imagine agora que, ao fazer as canecas de cerâmica, você produziu dois tamanhos diferentes: pequenagrande. Agora, você tem um mesmo modelo de caneca com variações de material e de tamanho. Assim, terá que criar um novo tipo de variação, clicando em novo tipo de variação e selecionando, como nome da opção, Tamanho, para então criar a variação padrão, que é pequena.

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Agora, na sua lista de variações, haverá duas colunas: uma para as variações de material e outra para as de tamanho. Como o valor padrão é pequena, você deve clicar em + adicionar variação e editar o campo Tamanho para grande, lembrando sempre de utilizar um código de produto diferente, já que esta é outra variação.

E pronto! Assim, você pode gerenciar cada uma das variações separadamente, sem perder o controle de nada. É possível, ainda, adicionar mais um tipo de variação – de acordo com as necessidades da sua loja virtual. Vale lembrar que esse artigo se aplica para produtos que têm mais de uma variação, não sendo algo obrigatório para a sua loja se esse não for o caso :)

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Quando um cliente acessa a página do produto pela sua loja virtual, ele pode escolher as diferentes variações num seletor. Por isso, pense bem em como seus produtos aparecerão – se vale mais a pena cadastrar produtos diferentes de acordo com as variações, colocar todas as variações em um só produto e como você vai lidar com as fotos e a descrição do produto para deixar tudo bem claro e evitar mal-entendidos para quem está comprando.

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Palavras-chave: aprenda a colocar tamanho nos seus produtos, aprenda a colocar cores nos seus produtos, aprenda a colocar material nos seus produtos.