Como fazer um logo para sua loja virtual
Como fazer um logo para a sua loja virtual
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Veja como fazer um logo para sua loja virtual para ajudá-la a se tornar conhecida no mercado e também fidelizar mais clientes

Queremos ajudar você a descobrir como fazer um logo para sua loja virtual e que a represente no mercado. Quando sua empresa tem um símbolo vivo na memória dos consumidores, é um ótimo sinal que sua empresa chegou lá!

Existem alguns termos que geralmente são confundidos quando queremos falar sobre o símbolo representativo de uma empresa, seja ela de que ramo for. Com um pouco de pesquisa, você já vai perceber que este tema é polêmico e muitas pessoas chamam qualquer símbolo de logotipo, por exemplo. Mas vamos tentar entender o que é o que:

Logo ou Logotipo – é a identificação da empresa por meio da escrita, ou seja, o nome da empresa com uma letra legal, que combine com o conceito que deseja passar aos seus consumidores. Por exemplo, a Disney possui um logotipo com uma letra que remete a ideia de infância, ao lúdico.

O logo além de carregar o próprio nome da loja, ainda possui um design impactante, que gruda na memória das pessoas, tornando a letra e o nome uma coisa só. Se a letra for alterada, por exemplo, todo mundo vai perceber.

Disney

Canon

Marca – é a identidade visual da empresa representada por um desenho, o qual é tão representativo que dispensa o nome da loja, pois só de olhar, lembra-se da empresa. Uma marca vai além do desenho, pois torna-se tão poderosa, que carrega consigo os valores da empresa, a qualidade dos seus produtos e demais elementos que fazem a empresa ser reconhecida por sua credibilidade e, por isso, ser escolhida pelo consumidor.

Apple

 

Volkswagen

Logomarca – na verdade este termo não existe: os brasileiros é que juntaram as palavras logotipo e marca. Mas dentro da publicidade ele até é aceito e entendido como a junção da escrita e do desenho. Muitas empresas adotam esse conceito da logomarca para justamente poder ter um desenho, mas também querem que seu nome esteja lá impresso.

Petrobras

 

LG

Atenção: Só queremos esclarecer que neste artigo usaremos a palavra “logo” de forma genérica tanto para marca, logomarca e para o próprio logo/logotipo. É só para facilitar mesmo! Mas não se esqueça das definições acima, hein!

  1. Por que é tão importante ter um logo?

A grande e relevante importância de um logo é criar e fixar no inconsciente do cliente a imagem de sua empresa, e, ainda mais, possibilitar que esta figura seja absorvida por gerações. Porque consumidores jovens crescem, e quando forem adultos… a sua empresa já é da família.

Você, por exemplo, conhece a maionese Hellmann’s desde criança. É só ver aquela faixa azul, que passa a mão. Reconhece a Texaco de olhos fechados. Aquele círculo com uma estrela e um T, é seu. Você confia. E a Johnson & Johnson então…

Esse é o benefício do logo. Ele fica no consciente, sub-consciente, pele, cheiro, tudo. Por isso faça bem feito!

  1. Tá, mas como fazer um logo?

Antes de tudo, é beeem interessante você providenciar: registro da marca e do domínio, e ainda, estudo sobre seu público-alvo. Assim, você garante o nome da sua loja e fica mais fácil para pensar e desenvolver um logo que tenha mais a ver com sua proposta de negócio.

Existem vários sites que podem te ajudar a fazer um logo sozinho em casa, e sem cobrar nada. E existem sites que cobram, mas que fazem o logo por você, de forma mais profissional.

Essas são algumas ferramentas de que gostamos para fazer logotipos:

  • Canva: simples de usar, mas com muitos recursos e várias de ideias para usar como ponto de partida. Ponto contra: o editor é em inglês, mas vale a pena tentar usar, porque é facinho;
  • Logaster: em geral não gostamos muito dos resultados. Pode ser coisa da nossa cabeça, mas pode parecer… Hum… Procurando a palavra certa… Talvez “datados”, com cara de meio antigos, sabe? De qualquer forma, vale usar para prototipar, ver como fica… Enfim, para refinar suas ideias. Ah, esse tem versão em português;
  • Online Logo Maker: achamos esse mais fácil de usar que o Logaster, além do resultado ser, em geral, melhor. Só não gostamos do sortimento de fontes. Pode ser apenas nosso gosto, mas… Da mesma forma que o Logaster, vale fazer uns testes para dar forma à sua ideia, ver se funciona e ir refinando.

Além das ferramentas para você mesmo se virar, há também a possibilidade de contratar alguém em uma plataforma online, como a WeDoLogos, a GetNinjas e a 99designs. Essa última é bem bacana: eles fazem um concurso e você recebe dezenas de propostas.

Se você preferir um contato mais cara a cara com um profissional, pode contar com as empresas de marketing e design gráfico. Esse pessoal entende do assunto, já que estudaram anos, e podem traduzir em uma imagem sua loja virtual para o mercado. Eles possuem conhecimento e técnica para elaborar algo bem representativo e conceitual especialmente para o seu negócio.

Mas lembre-se que a sua visão é a mais importante. É pessoal. Um logo é a sua marca.

Temos certeza que em sua cidade existem empresas de Marketing que podem fazer um trabalho bem legal. Vai ter que pagar, mas vale a pena desembolsar um dinheirinho para que a cara da sua loja virtual seja um arraso!

Dica: é importante, quando você fizer seu logo, pedir para o designer um manual de boas práticas de aplicação. Isso inclui ter o “negativo” com cores opostas e o logo monocromático. Assim fica mais fácil reproduzi-lo sempre fielmente ao original (tamanho, proporções, etc).

Mais uma dica: não se esqueça de, nesse momento de criação do seu logo, aplicar os conhecimentos que já abordamos em artigos anteriores: Como usar a psicologia das cores na sua loja virtual e O que é e para que serve o Círculo Cromático?, eles são de grande importância na hora de gerar a identidade visual da sua loja.

  1. A evolução de logos, marcas e afins

Seu logo não precisa ser o mesmo pelo resto da vida. Ao longo dos anos, você pode ir evoluindo, assim como várias empresas fazem. Mas é preciso cuidar para não perder a identidade, e sim gerar um certo rejuvenescimento, trazer uma novidade, mas sem alterar a percepção do consumidor.

Este caso é muito peculiar e particular. Aqui entra um pouco (ou bastante) de intuição, chacoalhada com sorte. Tem gente que muda o logo de uma até dez vezes no percurso. Vai aprimorando, arredondando, subtraindo riscos, quer dizer rabiscos mesmo, puxa mais pra lá ou pra cá.  

Uma coisa curiosa que você pode observar na evolução dos logos das empresas é que os traços vão se tornando cada vez mais simples, mas elegantes, menos rebuscados. Se pesquisar por logos de empresas famosas e de longa data, você vai ver como é curioso observar esse mundo de logos. Veja exemplos neste artigo.

Conhece a Indústria Parati Alimentos? É uma empresa com sede no interior de Santa Catarina e que mudou o logo quatro vezes. Tinha um boneco português com um bigode. Tinha as letras PARATI garrafais serifadas. Tinha uma com paisagem, e hoje simplesmente Parati em branco num retângulo vermelho com letras manuscritas. Simples assim.

Parati

Veja mais um exemplo: a empresa Shell (em inglês “concha”) lançou sua marca em 1901, era uma concha de mexilhão. Em 1904, mudou para uma concha de vieira (ou pécten), e foi nesse momento que nasceu realmente a marca, que foi evoluindo, evoluindo, até chegar em 1971, quando o designer Raymond Loewy criou a que continua até hoje.

Sobre as cores da marca, elas também foram evoluindo ao longo do tempo. Primeiro era tudo em preto e branco. Quando a Shell construiu seus primeiros postos de combustíveis na Califórnia, era preciso se destacar da concorrência, e como é um estado com muita influência espanhola, decidiu-se então por essas duas cores marcantes: vermelho e amarelo.

Shell

  1. Chegou a hora de criar e se destacar!

Neste artigo, falamos sobre como fazer um logo para sua loja virtual e da importância dele para você ser inserido de vez no mercado. Com um logo, sua empresa é reconhecida e lembrada pelos consumidores, e o objetivo de qualquer empresa que busca o sucesso é esse, não é? Então é hora de criar seu logo e se destacar!

Se você já possui seu logo e quer compartilhar a experiência de criação dele, fale pra gente nos comentários! Mas se ainda não tem, tudo bem, pode opinar também!

  • Beatriz Bacao

    É realmente excelente ter oportunidade de ler esta ótima informação.
    Eu gosto de ler porque é breve e passo a passo bem explicado,
    Para que todos possam entender. São realmente excelentes dicas para todos,
    Obrigado. Saiba mais sobre o Design de Cartão de Negócios … https: //www.logaster.com.br/gallery/online-shop-logo/

    • http://www.minestore.com.br/ minestore

      Muito obrigada pelo seu feedback, Beatriz. :)

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