Como vender roupas pela internet

6 segredos para fazer seu e-commerce de moda ser um sucesso

Uma pesquisa disparada no primeiro semestre de 2016 pela Webshoppers comprovou que os e-commerces do segmento de moda ocupam o primeiro lugar em quantidade no mercado virtual brasileiro. O aumento das ofertas acompanha a migração acelerada de público que, se antes fazia questão de consumir em lojas físicas, hoje entende as facilidades e vantagens de renovar o guarda-roupa sem precisar sair de casa.  

Quem planeja começar a vender roupas pela internet deve estar atento a algumas particularidades do setor e entender que existem recomendações específicas a serem seguidas para se destacar da concorrência e atrair os consumidores certos. Dá uma olhada nas dicas que a minestore preparou para você vender mais:

1. Segmente seu estilo

Sabe aquela loja de roupas que vende para todos os gostos? Acredite, não é a melhor aposta para quem quer se destacar.

O mercado da moda está cheio de setores diferentes: feminino, masculino, infantil, plus size, sapatos, acessórios, bolsas e tudo-mais-que-você-precisar. Opte por vender tudo isso ao mesmo tempo e você acabará com todas as suas chances de se tornar relevante para o público certo.

Segmente seu e-commerce e tenha uma visão clara do que pretende vender. Seus consumidores são homens ou mulheres? Qual a faixa etária? Estilo de vida? Classe social? Quanto mais específico você for, mais fácil será direcionar sua campanha para quem realmente importa e sua marca poderá batalhar para se tornar uma referência.

2. Serviu direitinho!

Um dos maiores desafios de vender roupas online é acertar as medidas dos seus consumidores. Os tamanhos das roupas podem variar de acordo com o fabricante, e por isso é sempre importante estar atento às variações do significado de P, M e G.

Confira quais países estão fornecendo suas peças e trabalhe com uma lista organizada que o ajude a comparar as medidas. Se possível, sempre compartilhe esta informação com o cliente para facilitar a comunicação. Tabelas, imagens e sistemas que auxiliem a reduzir dúvidas podem significar aumento nas conversões.

3. Capriche nas fotos

Disponibilizar fotos de boa qualidade e visualização clara é essencial para qualquer e-commerce de moda. Fotografias de roupas em sua forma real, ou seja, vestidas em alguém ao invés de simplesmente dispostas em cabides, aumentam muito a possibilidade de venda de acordo com inúmeras pesquisas, já que inserem contexto à imagem e permitem ao consumidor visualizar a forma que o produto toma no corpo.

Possibilitar closes para tecidos mais detalhados também é uma boa forma de mostrar a qualidade dos seus produtos e torna a experiência no site muito mais prazerosa.

4. Seja ativo nas redes sociais

Utilize as redes sociais como Facebook, Instagram, Pinterest e Twitter para fortalecer o relacionamento da loja com seus clientes. Gere conteúdos relevantes para seu público e aproveite para mantê-los atualizados sobre novidades e promoções. O uso do email marketing também é bem bacana para facilitar essa tarefa.

5. Personalize suas embalagens

Quer jeito melhor de impressionar o consumidor do que entregando seu pedido em uma embalagem totalmente customizada? Encontre uma identidade visual que transmita a personalidade da sua marca e crie embalagens alinhadas a esse conceito. Pode parecer um detalhe pequeno, mas surpreender na hora da entrega é um jeito eficiente de fidelizar clientes e gerar publicidade espontânea para sua loja.

Confira alguns exemplos de lojas virtuais que usaram a criatividade para inovar em suas embalagens! E para saber ainda mais sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada aqui.

 

6. Invista na vitrine

Nada de pensar que a vitrine só é importante na loja física! Na loja virtual, a vitrine é aquilo com que o consumidor dá de cara ao acessar o site. Geralmente ela é organizada com produtos mais vendidos, destaques, novidades ou o que mais você achar válido para convencer seu cliente de que vale a pena, sim, ficar por ali.

Principalmente no segmento de moda, o design do site é um fator determinante na decisão de compra. Invista no visual do seu e-commerce para causar uma boa impressão e aumentar a credibilidade da sua marca. No caso de roupas, uma boa estratégia é pensar em como fazer as fotos se destacarem mais que os ícones, header e outros elementos do site para não competir atenção.

Você deve ter percebido que o mercado da moda é extremamente promissor e que com os cuidados certos dá pra se destacar e vender muito pela loja virtual. Esteja sempre atento às tendências e lembre-se de que a moda é essencialmente sazonal, por isso é preciso estar sempre atualizado.

Créditos de imagem: Freepik

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