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Que as redes sociais são fundamentais para uma empresa, ninguém duvida. Mas que tal aproveitar o início do ano para repensar as suas estratégias nesses canais?

No fim do ano, além de colocar em práticas as estratégias para as vendas de Natal e Ano Novo, quem tem e-commerce também precisa avaliar, com cuidado, quais foram os resultados da loja e como mudar isso daqui para a frente.

Essa avaliação é uma boa forma de repensar o formato, o conteúdo e as ações da sua lojinha nos diferentes canais pela internet –  principalmente nas redes sociais. Confira quais são as principais tendências e o que você pode fazer para se destacar no mercado digital:

Avalie o que funcionou (ou não) em 2016.

Descubra como foi o engajamento com as publicações, que tipo de conteúdo foi mais interessante para o público e quais formatos realmente funcionam. Lembre-se que, além de curtidas, é preciso entender o que gerou acessos e leads para o seu e-commerce.

Estabeleça um cronograma.

Planejar os posts e conteúdos que você pretende colocar nas suas redes sociais facilita tanto a criação quanto a mensuração dessas publicações. Liste, agora mesmo, quais são as datas essenciais para colocar conteúdos diferenciados no Facebook, avisar o público sobre promoções no Twitter ou divulgar um produto pelo Instagram.

Aprenda a lidar com dúvidas, críticas e problemas.

As redes sociais ajudam o cliente a conhecer e interagir com a loja, mas também podem ser um mural de críticas e reclamações. Para não deixar um cliente insatisfeito afetar a imagem da loja, saiba trabalhar com cuidado, atenção e respeito, levando discussões ou problemas para o inbox e oferecendo soluções que beneficiem os dois lados.

Utilize o Messenger como um canal de atendimento.

O Facebook Messenger otimiza o contato com o seu cliente, devido à rapidez, dinamismo e praticidade dessa plataforma. Com os Bots para Messenger (robôs que ajudam as empresas em diferentes canais digitais), por exemplo, você pode facilitar o atendimento do consumidor e criar uma central totalmente automatizada.

Invista em vídeos.

Esse é um dos formatos mais efetivos para as redes –  principalmente no Facebook e no Instagram. Para o próximo ano, a principal tendência entre os vídeos é o conteúdo de fácil compreensão – mesmo sem áudio, o usuário vai poder entender a mensagem e se interessar pelo que está sendo mostrado. Outra aposta são os vídeos 360°, que ajudam a visualizar produtos e explorar locais com mais detalhes, gerando visibilidade para o que você divulga.

Explore o anúncio Canvas.

Esse formato, lançado neste ano pelo Facebook, é uma forma de trazer conteúdo do seu site para a rede social, explorando as funcionalidades do mobile. No Canvas, você consegue criar uma experiência imersiva completa, explorar vídeos, imagens e textos, direcionar o conteúdo para clientes ou consumidores em potencial e conseguir acessos que realmente trazem resultado para a sua loja.

Cuide bem do seu feed do Instagram.

Hoje, o número de usuários no Instagram já ultrapassa 500 milhões e, só no Brasil, são 35 milhões de pessoas conectadas à rede. Um dos focos da sua loja para 2017 precisa ser o desenvolvimento de bons conteúdos para o Instagram, com vídeos e imagens que deixem o feed bonito, interessante e que levem as fotos além de anúncios de produtos: tudo o que for publicado no Insta da marca deve servir como inspiração visual para o cliente.

Entenda o comportamento dos usuários.

Centrais de pesquisa, como o Facebook IQ, e questionários voltados ao comportamento do consumidor são ferramentas essenciais para pequenas e médias empresas que querem entender os usuários nas redes. No próximo ano, transforme esses dados em informações relevantes para a empresa, que podem render insights para anúncios, ideias para otimizar o site e lançar novos produtos.

Já começou a planejar como vai ser o próximo ano do seu e-commerce? Está com alguma dúvida? Deixe um comentário aqui no blog!

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Dia a dia da sua loja virtual

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